Achei essa matéria, escrita no jornal: Folha Universal, apesar de não fazer para da Igreja achei bem interessante.
"Quem não conhece os diários virtuais, mais conhecidos como blogs. Uma novidade que chegou ao brasil em 2002, envolta em polêmicas e paixões.
Eufóricos usuários dizem que os blogs são o passo inicial para que todas as pessoas tornem-se visíveis ao mundo. Calcula-se que os blogs atinjam a casa dos 50 milhões. É a liberdade de espressão potencializada ao máximo.
Mas afinal, o que é um blog! A definição clássica afirma que é um diário on line mantido por qualquer um na internet. A palavra parece ter surgido pela primeira vez em 1997, quando John Barger chamou seu diário pessoal na rede de "weblog".
Em 1999, outro navegante quebrou o termo em dois, para gerar o trocadilho "we blog", ou "nós 'blogamos'". Aí a palavra blog virou moda. Tornou-se sinônimo de qualquer diário ou registro mantido na Internet. É possível escrever um texto, publicar fotos, criar links para pontos na rede...
Nos últimos anos os blogs ampliaram suas possibilidades tornando-se as ferramentas mais completas de comunicação e de interação, não sendo mais registro de adolescentes.
Empresas, jornalistas e formadores de opinião começaram a olhar para ele de forma diferente. Percebeu-se que os blogs são ótimas ferramentas de contato direto com clientes e público alvo.
Imagine algum acontecimento inédito ou assustador que nos afetasse repentinamente e só tivésemos conhecimento dele mais tarde. Certamente você diria: "Que atraso!" Seria o jornalismo tradicional comprimido pelo tempo. Daí o valor de notícias em tempo real, mais ainda, instantâneas.
Os blogs preencheram esse espaço atualizando para você o que acontece na vizinhança e no mundo, sem sair da frente de seu computador. o mundo apoderou-se da novidade: uma ferramenta capaz de dar voz a qualquer pessoa com acesso à Internet.
Essa maravilha da comunicação contemporânea, entretanto, merece atenção, pois, além de beneficiar, os blogs podem também destruir uma imagem. Tudo depende do modo como é explorado esse ambiente de discussão entre usuários da rede.
Até mesmo porque a liberdade de manifestação de pensamento não inclui anonimato. Os blogueiros podem estar sujeitos a serem responsabilizados civil e criminalmente quando seus comentários constituírem calúnia, injúria ou difamação.
Logo, os blogs constituem instrumento de dupla face, sendo preciso consciência para seu uso, ois a rede é um espaço de espressão livre e só quem pauta seu discurso pela ética e pelo respeito ao seu próximo poderá usufruir bem dessa inédita liberdade!
por Josenia Antunes Vieira - doutoura em Linguística - Universidade de Brasília.
4 comentários:
Que bom que fizeste uma postagem nova. Retiro o que disse na postagem anterior há algumas horas. Hehe. Um abraço, Anice.
Oí Ana Lucia, legal essa reportagem sobre a criação dos blogs, e que bom que estás postando.Se precisares de alguma coisa, estamos aqui,apareça.
Bjs..
Adriana
Oi Ana! Só passei para te agradecer pelas dicas de como fazer tabela no wiki. Valeu! BJS! Sandra.
Olá, Ana Lúcia. Dá uma olhadinha na pg da tua sala de aula. Deixei comentário no teu wiki. Espero ver mais postagens aqui, certo? Para ser considerada como atividade realizada, contamos com, no mínimo 7 postagens. Na próxima planilha de acompanhamento, que será feita lá pelo dia 10/06, os alunos terão que ter, no mínimo, 9 postagens para ser considerada atividade realizada. Ok? Um abraço, Anice.
Postar um comentário