No momento em que na escola discutimos esses documentos, no PEAD também estávamos voltados para os documentos mais importantes na vida da escola. Acredito que o ponto culminante dessa discussão seja o processo de avaliação e a percepção do mesmo pelos responsáveis. Não adianta eu, professora, saber o que o aluno aprende e suas dificuldades, se os responsáveis não participam do processo de aperfeiçoamento da aprendizagem.
Não adianta ter um plano perfeito, um documento maravilhoso, um acompanhamento sério e o aluno com dificuldade ter o espaço apropriado para desenvolver e o responsável não colaborar.
Então, para que serve o documento? Ou melhor, para que serve o responsável?
Diante de muitas dificuldades enfrentadas pela "escola", a maior delas é realmente o desleixo dos pais e uma participação ativa nas decisões da instituição. Constar no papel o Conselho Escolar, saber do poder a ele atribuído, mas não fazer acontecer também é uma forma de omissão da comunidade na educação do aluno. Como exigir do aluno, se não há colaboração dos pais e algumas vezes do próprio professor.
2 comentários:
Olá, Ana Lúcia!
Passei para te desejar Feliz dia do Professor!
Um abraço, Solange.
Ana querida, colocar idéias no papel é fácil. O difícil é concretizá-las. Pelo jeito o foco dasdificuldades é o professor. Já é um começo saber o que tem que mudar.
Um abração
Bea
Postar um comentário