Após uma hora, os alunos iniciaram a entrega dos desenhos. Iniciei a formação do Mosaico, colando os desenhos dos alunos e pronto o painel iniciamos os debates sobre cada figura.
Concluímos em relação aos meninos:
• Um se desenhou “forte”, estilo Bad Boy. É um aluno que adora se mostrar, representado pelo seu comportamento na escola;
• Três alunos se desenharam com seu “estilo” e demonstrando a cor da sua pele, mas dois deles referiram a cor dos olhos castanhos substituído pela cor verde;
• Cinco alunos aproveitaram e se desenharam com roupas de marcas famosas e boné, porém um deles é negro e não utilizou uma cor apropriada para representar sua cor;
• Dois alunos se desenharam como são apenas e esqueceram do calçado.
Em relação às meninas:
• Dezessete meninas se desenharam com roupas de marcas famosas e quatro esqueceram do calçado;
Onde duas meninas não definiram a tonalidade de sua pele, duas que tem a pele “parda” utilizaram a cor marrom em sua pele e duas alunas negras da turma utilizaram a cor “pele”(foto 2).
Após as observações do mosaico, me referi sobre os negros da turma, onde eles estavam. De que maneiras poderiam apontá-los no mosaico.
Fiz referência sobre a história “Menina Bonita do laço de Fita” e os questionei sobre as reações do coelho relacionadas à menina. As respostas foram apenas pelo motivo de que todo coelho é branquinho, ele achou que ser negro consistiria em ser diferente. E iniciei um questionamento sobre as características de cada aluno, valorizando as diferenças e remetendo a ancestralidade de nossos familiares, por isso as características de cada um.
Esta atividade fez os alunos pensarem sobre a importância de nossas diferenças étnico-racial, enquanto seres humanos e me fez refletir sobre a influência que nossos alunos sofrem, levando-os a não admitir suas próprias raízes.
FOTOS DA ATIVIDADE
Foto 01 – A Turma
2 comentários:
Olá, Ana
Será que podes explicar melhor o que te "levou a crer que o verdadeiro preconceito está nas pessoas da raça negra"?
Não sei se entendi o que quiseste dizer.
Abra@os, Iris
Acredito que o preconceito, analisando as ações de alunos da turma, foi a de negar a sua cor. Realizar a atividade após um debate e demonstrar que a cor é insignificante. É preconceito, penso.
Postar um comentário