Depois de assistir a alguns filmes que retratam a educação como "Nenhum a Menos", "Escritores da Liberdade", "Escola de Rock", "Ao Mestre com Carinho" e outros, assistir ao "Clube do Imperador" foi a melhor maravilha. Além de ser um filme com uma bela fotografia, o tema é apresentado de maneira bem envolvente e o dilema que o professor enfrenta nos faz pensar sobre as atitudes de alguns.
Porém acredito que a sábia decisão, ao detê-lo com uma pergunta, verificando e provando ao mesmo o quanto seu diheiro não tem valor e o que vale é o verdadeiro aprendizado.
Ao mesmo tempo que convivemos a todo momento com a desonestidade de alguns no país. No filme aparece a relação de que a pessoa com poder aquisitivo mais avantajado se acha superior em relação aos demais, mas muitas vezes o menos privilegiado tem mais princípios morais.
E fazendo um retorno, lembro de um pedido da mãe de um ex-aluno que ao chegar a conclusão, após vários avisos, que o aluno permaneceria na série, fez a seguinte fala: "Se a senhora deixar ele passar de série, eu prometo que no próximo ano eu faço ele estudar desde o início do ano".
Outro bem recente: "A senhora não conseguiria um atestado de que estudo na escola, pois fiquei grávida, não vou a escola e preciso do atestado para o Bolsa-família".
Até onde irá a moral das pessoas...
Um comentário:
Oí Ana Lucia porque será que as pessoas perderam a moral? Não há limite para a mente de muitos.
Bom final de semana!
Adriana
Postar um comentário