
A América Latina é a região que concentra mais indígenas. Eles não são todos iguais, a própria denominação é hoje considerada inadequada. Criada por Cristóvão Colombo, a expressão surgiu da constatação de que a terra a que ele havia chegado em 1492 era a Ìndia. Melhor falar em povos indígenas para designar aqueles que viviam numa determinada área antes da sua colonização por outro povo. A ideia de que todo
indígena é igual: vive na mata, caça com arco e flecha, usa tanga e tem cabelo cortado em forma de cuia já era. Agora se vê o papel tão essencial na construção dos países e das identidades nacionais. "A influência na língua, na alimentação e nos costumes é um exemplo do que pode ser trabalhado" (Daniel Helene).
Por exemplo:
No México povos como os huichóis mantêm vivas as tradições astecas, um dos grupos nativos, sendo da população 30% indígenas.
No Brasil Etnias como os caiapós moram nas periferias das cidades ou em reservas demarcadas, representam 0,8% indígenas da população.
Na Bolívia descendentes de aimarás são a maioria dos 55% da população.
Na Argentina excluídos, grupos como os mapuches participaram pouco da história nacional, representam 0,4%.
Quer saber mais:Revista Nova escola, Abr 2009
2 comentários:
Oí Ana lucia, não podemos esquecer que aqui no estado, próximo a POA muitos vivem como mendigos pelas ruas, sem nenhum respeito e valorização pela nossa sociedade. De que forma os índios deveriam ser inseridos em nossa sociedade? Ou, dentro da sociedade indígena, o que deveria ser feito para que o "homem branco" os aceitassem, e os respeitassem?
Um abraço!
Adriana
Ana, que bom que depois do desabafo, voltou a vontade de continuar!! Muitas vezes, a tomada de consciência sobre algusn fatos ou vivências doem muito!! Quem diz que crescer não dói está mentindo!!
Um abração
Bea
Postar um comentário