Fases

Fases

domingo, 30 de agosto de 2009

Retroceder no tempo



Ao realizar a leitura do texto "O menininho", um velho conhecido dos tempos de magistério, um pouco mais madura, retornei aos meus belos tempos de infância e dos primeiros anos na escola. Tive meus primeiros contatos com o mundo das letras na cidade de São Borja, fronteira com Argentina. E tudo que lembro da escola, é a figura de uma professora que lembra bastante a do texto. Tudo tinha hora certinha e nada fugia da regra.
E também, relembro da noção que naquela época tinha de alfabetização, tanto que ainda tenho na lembrança que apenas me tornei alfabetizada na 1ª série. Não tinha a real noção de ser letrada ao realizar algumas leituras, que outros achavam fora de hora, lia para mim, ou melhor, decorava e escrevia conforme achava correto e aí que alguém dissese que estava errado ou apenas decorava palavras no caminho e logo as comentava como profunda conhecedora.

3 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Oí Ana Lucia, apesar de se passar alguns bons anos de quando fomos alfabetizdas,em alguns momentos parece que vivemos no passado. Como por exemplo; alguns professores, esses que não deixam seus alunos se expressarem em qualquer momento da aula,podando-os diariamente. Consegues observar essa realidade?
Abraços...
Adriana

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Ana!

Acompanharei teu blog neste semestre.
Estas lembranças que relatas nesta postagem nos permite questionar que professores somos e que educação almejamos.
Que este semestre te traga a possibilidades de inúmeras reflexões e de práticas interessantes na tua escola.
Abraços,
Vanessa

Beatriz disse...

Ana Lucia, essa foi uma pequena reflexão fruto de uma lembrança. Lembra que o teu blog necessita de uma postagem qualificada por semana. Assim, querida amiga, estás me devendo duas, pois já estamos na 3ªana. No dia 08 passo por aqui para ler e comentar.
Um abração
Bea