Uma das atividades de grande impacto neste semestre aconteceu essa semana, ao realizar a atividade de gravar o reconto de histórias das crianças para análise, voltei ao passado e percebi o quanto é necessário para as crianças a contação de histórias e o quanto essa técnica traz de benefícios para os pequenos.
Ao propor o reconto, a aluna prontamente iniciou sua contação com misturas de histórias de maneira a dar inveja a muito escritor. Com sua simplicidade, relatou a história da Bela Adormecida trazendo para a figura do caçador, qua me chamou grande atenção, a figura do guarda - pelo poder lhe conferido atualmente, e o animal passa do veado para um leão; fiquei na hora viajando com o acontecimento.
Já trabelhei com a antiga pré escola, e nesse tempo sempre realizei a rodinha, onde eram tratados assuntos do cotidiano do aluno ou contava histórias e logo o reconto por eles, mas nunca tinha percebido o quanto é necessário e valioso esse momento para o futuro do aluno enquanto escritor.
2 comentários:
Ana, pena que és tão econômica e deixa teu diário louco de fome!! Ele está com uma vontade enorme de mostrar mais postagens!! Nas duas, evidencias reflexão sobre o trabalho em sala de aula e testagem de alternativas para mudar. Gostei!! Um abração
Bea
Olá Ana Lucia!
Aproveitei o feriado e vim aqui te visitar.
As crianças são muito criativas na hora de contar histórias mesmo. O que tem te chamado a atenção no material da interdisciplina que poderias integrar com a tua postagem?
Já estamos no mês de novembro, nos aproximando do final do semestre, lembra que tens que fazer pelo menos uma postagem significativa por semana, para ter material para elaborar teu portfólio.
Um abraço, Simone - Tutora sede
Postar um comentário