Fases

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segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Na lei tudo é fácil, fora dela é melhor ainda.

No sexto eixo do curso, entre as interdisciplinas apresentadas, a de maior impacto foi a de Questões, devido a já ter um contato com a base da interdisciplina - a Lei 10636/03.
Porém nunca tinha almejado chegar tão longe com as propostas iniciais, devido as leituras e trabalhos constatei que mesmo na linguagem escrita quanto no processamento de dados a informação, tudo pode ser mais leve quando há um bom planejamento, motivação e colaboração do grupo.
Claro que todas as interdisciplinas do semestre tiveram um papel muito importante para esta caminhada, como em:
  • Seminário integrador: análise de PA’s e a construção de um PA em grupo, nosso tema foi o crack no município de Alvorada.
  • Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História:
    A interdisciplina trabalhou com atividades de sensibilizar acerca de si e do outro, acerca das diferenças que compõem os grupos familiares e os grupos de convivência, trouxe grandes reflexões sobre minha história e, também das características pessoais.
    Entretanto a atividade mais empolgante foi a realização de um projeto de trabalho que realizei com a turma 43; resgatando informações anteriores como a busca das raízes dos alunos e a discussão de sua visão sob suas características pessoais.

  • Filosofia da Educação: Definimos através de análise as premissas e a conclusões de uma informação, trabalho interessante à medida que nos leva a pensar sobre as entrelinhas da linguagem.
    Já na leitura “O Dilema do Antropólogo Francês”, que fala sobre uma ilha onde os habitantes acreditam que todo humano de pele branca é um Deus e no qual defendi a posição de nos tornando parte de uma cultura se deva agir conforme os ensinamentos desta. Desde que o contexto seja a missão de observar os costumes e hábitos. Tenho que é difícil não envolver-se.
    No texto "Educação após Auschiwitz" Adorno defende que a educação tende a evitar a barbárie e a buscar a emancipação humana. Através da reflexão sobre a educação autoritária e acredita na educação emancipatória, mas esquece que a educação só é possível através da união de processos, educação para a auto-reflexão crítica.
    A educação traz a transformação, a disciplina, obedecendo à autonomia de cada indivíduo, relata sobre a consciência coisificada que consiste numa idolatria por coisas, máquinas, em si mesmas; cria no homem uma relação de exagero, irracionalidade, patogenia, e combatê-la equivale a opor-se ao espírito do mundo. E sua explicação para isso é a incapacidade de amar.
    Definindo que, quanto mais forem tratadas as crianças, quanto menos forem negadas na infância, mais chances terão. Assim, educação, civilização e barbárie caminham juntas e seus atos dependem de processos ligados a criticidade dos indivíduos.
    ADORNO - evolução da humanidade prepara os homens para a autodeterminação.
    Ao avaliar um conflito moral no filme “O clube do Imperador” percebi o quanto somos, enquanto seres humanos, frágeis e contraditórios.
  • Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais:
    Aqui foram tratados os aspectos legais e estudos sobre os temas abaixo:
    Histórico de Educação Especial e Inclusão
    Políticas Públicas e Educação Especial   
    Serviços de Atendimento Educacional Especializado
    Deficiência física e mental
    Autismo
    Também foram realizados estudos que levaram a elaboração de Dossiê, mas não tive grande informações quanto aos alunos com deficiência; os pais temem falar a verdade, ainda há preconceito.
  • Desenvolvimento e Aprendizagem Sob O Enfoque da Psicologia II:
    Analisando textos tivemos uma breve exposição sobre:
    • Pedagogia diretiva e seu pressuposto epistemológico
    Paulo Freire e o mito da transmissão do conhecimento.
    • Pedagogia não-diretiva e seu pressuposto epistemológico
    O professor tem o papel de auxiliador do aluno, um facilitador (Carl Rogers).
    • Pedagogia relacional e seu pressuposto epistemológico
    Ações para crer que o aluno construirá algum conhecimento novo, se agir e problematizar a sua ação.
    Propostas para conscientizar que é necessário ter uma ação para haver conhecimento; o relato sobre uma aprendizagem no curso, onde manifestei meu conhecimento sobre edição de fotos (Projeto de Aprendizagem Individual).
    O método clínico Piagetiano- aspectos e os estádios de desenvolvimento da criança, por Piaget:
    • Estágio sensório-motor (0 a 2 anos)
    • Estágio pré-operacional (2 a 7 anos)
    • Estágio das operações concretas (7 a 12 anos)
    • Estágio das operações formais (dos 12 em diante)           

    E com a leitura do texto, “Significações de violência na Escola: Equívocos da compreensão dos processos de desenvolvimento moral na criança?” de Jaqueline Picetti, conferi que as agressões na escola têm a intenção de causar sofrimento do outro.
 Para pensar: 
"As  pessoas não são preconceituosas por natureza.
O preconceito é construído nas relações sociais.
Isso pode ser modificado".
Anna H.Altenfelder


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