Fases

Fases

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

As novas velhas aprendizagens

Durante o semestre a utilização dos Projetos de Aprendizagens foram uma nova velha aprendizagem, pois o trabalho por projeto já iniciou quando entrei no magistério, na Escola São Judas Tadeu onde nos foi ensinado os projetos para melhor desenvolver a aprendizagem nos alunos. Também pelo fato de realizarmos práticas nas turmas da escola, deveríamos explorar tudo que fizesse parte do cotidiano do aluno.
Porém, assim como o processo de aprendizagem não é algo estanque, os projetos de trabalho evoluiram e se transformaram com a utilização das tecnologias. Rever conceitos e pensamentos foi uma grande "sacada" deste semestre. Porém, mudar velhos conceitos sobre a educação de portadores de deficiencia mental é ainda um grande problema, ao meu ver, dentro das escolas e até dentro do próprio profissional da educação.
Não que haja um preconceito já fixado em minhas ideias. Acredito que tudo o que foi proposto veio a trazer um melhor entendimento sobre as diferenças principalmente relacionadas a questão de que o surdo não é um deficiente.
Enfim, parar e buscar mais sobre os alunos com problemas que acarretam dificuldades de aprendizagem foi mais evidenciado com a construção do dossiê da interisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Espciais onde não foi bem, pois ainda não acredito na inclusão dentro da escola e creio que as crianças com problemas especiais necessitam de maior apoio pedagógico e de serviço especializado com mais intensidade.
Concordo que na atualidade o preconceito esteja sendo esquecido e o mais importante sejam as aparências, assim como na escola as famílias não admitem a necessidade do aluno; o que mais vale é esconder o verdadeiro problema.


Neste semestre me senti assim: presa como se estivesse fora do planeta Terra.

3 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Ana!

Na tua postagem referiu-se que já havia trabalhado no magistério com os PAs, né? Aí fiquei pensando que poderias trazer que aprofundamento tivestes no Pead em torno deste conhecimento que já tinha.Quais foram as "novas velhas aprendizagens"? O que achas?
Outra coisa, fiquei pensando o porquê que no final da postagem colocaste que te sente "presa", poderia argumentar e explicar o que te fez sentir assim?

Abraços,
Vanessa

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта educana.blogspot.com

Ana Alves disse...

Vanessa
Está sugerido no texto, meu primeiro contato com os Projetos de Aprendizagens eram apenas de explorar o cotidiano do aluno, da sala, etc. Porém, como coloquei, graças aos estudiosos, o tempo passou e novos inventos tornaram-se parte de nosso cotidiano. Assim os Projetos de Aprendizagem trouxeram as tecnologias para complementar essa experiência de melhor conhecer.
Quanto a me sentir “presa” será por saber que ainda não temos as verdadeiras condições especificas para trabalhar, tanto com os pais como com os alunos.