Fases

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sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Grandes Desafios do Semestre VII

O semestre foi desafiador, pois apresentou interdisciplinas que antes eram distantes de minha vida. Porém, destaco três principais nessa postagem, vejamos um pouquinho:
    * Seminário Integrador  VII
Aqui na atividade de grupo sobre as arquiteturas pedagógicas, com três elementos, houve uma ruptura. Regularmente os trabalhos são desenvolvidos pelo 4AS (grupo de trabalho de sempre), porém a mudança trouxe uma nova experiência.
Nosso tema foi o recreio, as diferenças entre as três escolas: primeiro diferencial do trabalho, tudo ocorreu por e-mail. Apesar de não aparecer houve contribuições, tudo foi pensado em grupo.
Na primeira atividade em grupão, a missão era de mobiliar uma casa com R$ 10.000,00. Eu sonho de consumo. Logo, dividiu-se o grupo em duas equipes, enquanto uns pensavam no que comprar outros pesquisavam em lojas diferentes. Eu nessa atividade, só pensei em fazer um croqui da casa e desenhar os objetos que seriam mais adequados ao ambiente, contando com o auxílio dos colegas.
    * EJA - Educação de Jovens e Adultos no Brasil
Na interdisciplinar da EJA no Brasil foi realizado um apanhado, muito importante, sobre os estudos da educação de Jovens e Adultos. Sempre ouvi comentários sobre a EJA, porém realizar esses estudos me deu uma nova perspectiva do que realmente é trabalhar com os Adultos, que em sua maioria, por relatos, retomam os estudos por necessidade ou abandono no período regular – idade.
As leituras e depoimentos trouxeram melhor conhecimento a cerca da EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL, concluindo que ainda temos muito a fazer para melhorar a qualidade do ensino.
    *  LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
Aqui entre vários estudos, o mais importante foi à descoberta de que LIBRAS não é uma linguagem, apesar de ser tratada assim por muito, é língua; o filme “O menino selvagem” O Menino Selvagem, baseia-se na historia verdadeira de uma criança encontrada a viver sozinha numa floresta francesa. Esta criança, com cerca de 10 anos de idade, não mostrava quaisquer sinais de socialização: não falava, caminhava normalmente com a ajuda das mãos, não manifestava quaisquer capacidades intelectuais e o olfato parecia ser o seu sentido mais desenvolvido. A criança é acompanhada pelo Dr. Itard, um médico que se dedica tenazmente à sua reeducação e à sua integração social.
Causou uma mudança de pensamento sobre os aspectos físicos das pessoas, porém não admirei o médico enquanto pesquisador.
Entretanto ao realizar uma tradução de diálogo entre surdos, confesso que tive grande dificuldade, pois uma das maneiras que mais entendo as pessoas é pela leitura labial e, isso não foi possível, predominou os gestos.
Foi uma interdisciplinar difícil pelo pouco tempo, mas de grande valia em minha vida.

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