Fases

Fases

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Métodos e técnicas

Relembrar a interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação é uma relato que traz muita mudança e novas esperanças.

Aqui foi vivenciado um velho texto para os educadores, o Menininho, no qual retrata a não autoria de um menino ao realizar uma produção. Com analise pode-se perceber que é nos oferecido um texto direcionando a reflexão quanto os trabalhos ofertados aos alunos. A reprodução não ensina, apenas faz memorizar.
Então, também, foram trazidas as ideias de Comênio para reflexão sobre a prática pedagógica, acredito que com o intuito de direcionar para a experiência dos alunos e assim tornando seu aprendizado significativo.
Já na atividade relativa à Pedagogia de projetos, destaco a ideia de Arroyo(1994)

Se temos como objetivo o desenvolvimento integral dos alunos numa realidade plural, é necessário que passemos a considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e mulheres de nosso tempo como objetivo de conhecimento. O aprendizado e vivência das diversidades de raça, gênero, classe, a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos e, como tal, não podem ser desconsiderados pela escola.

Ou seja, os projetos de trabalho devem oferecer aos alunos algo ligado a sua necessidade e interesse e a avaliação gerada a partir de portifólios e, principalmente, o professor como facilitador em qualquer nível de ensino.
Já no tocante ao currículo integrado, a de preparar cidadãos críticos, pensantes e atuantes, já que estes não eram absorvidos pelo mercado de trabalho.
Na atividade sobre as ideias de Paulo Freire destaco a equiparação que faz a respeito do educador: Sendo o educador classificado por Freire em educador-bancário, aquele onde a pergunta (diálogo) não existe e sim a sua visão pessoal da realidade, com discurso alienado e alienante. Já o educador-educando, há o diálogo, a problematização, o conteúdo programático como conjunto de informes, além de reforçar que a educação autêntica, não se faz de um para outro, mas de um com outros apoiados mediatizados pelo mundo.
E tendo ele, como base no desenvolvimento de meu estágio e TCC.
Na atividade o que é planejar, trouxe questões ligadas ao cotidiano do professor, além de trazer uma abordagem sobre o que é importante para o aluno aprender e, também diria como aprender.

Nenhum comentário: