Na semana que passou estive sob pressão, não sabia se conseguiria superar todos os objetivos da semana e ainda ter fôlego para viver o domingo. Entretanto, aos lamentos de muitos, vivi uma situação muito engraçada. Um amigo, que não acredita em numerologia me questiona sobre o assunto, já iniciei a resposta a pergunta com outra pergunta: Por que se você não acredita nisso? Sua resposta foi melhor: Sabe na numerologia esse ano representa um ano muito díficil de grandes batalhas, mas o próximo ano será melhor e andei pensando, é verdade, termino minhas contas todas e poderei iniciar novas.
Sem perceber isso ficou guardado na gaveta das recordações, e nos dias seguintes me tornei uma observadoras dos alunos. Mais exato na sexta-feira, tinha uma turma com 30 alunos e queria levá-los para o A.I. (computadores) assim, preparei o jogo "caixa" da revista nova escola. Quando terminaram uma atividade, conversei sobre a possibilidade de irmos para o AI com a condição de ser três alunos por computador; alguns já formavam até seu trio, enquanto outros já faziam cara de nem tô aí, não quero me envolver. Mesmo assim, decidi seguir meu planejamento; quando chegamos à sala, aqueles que não queriam jogar, tive de pega-los pela mão e trazer para dentro. Entretanto, em poucos minutos todos estavam envolvidos com o jogo e pedindo atenção para sua pontuação.
Percebi então que "dar mastigado" não traz o interesse; apenas a descoberta, a vivência traz o aprimoramento ou construção do aprender.
O jogo foi "feche a caixa" do site da Revista Nova Escola.
Organização da classe - É importante que você apresente o jogo aos alunos. Peça para que eles se organizem em pequenos grupos, para que, através do Data Show, você possa fazer uma apresentação. Após esse primeiro contato, organize os alunos em trios, nas máquinas.
Materiais necessários - Um computador por trio, lápis grafite, canetinha hidrocor, papel sulfite, papel craft.
Regras do jogo - A descrição e as regras estão inseridas no jogo virtual e é importante que você leia para os alunos, de modo que todos possam conhecer as etapas do jogo. Conte aos alunos que o jogo foi inventado pelos marinheiros normandos e levado a muitos países, para envolvê-los no contexto. Realize algumas jogadas coletivamente, aproveitando para observar se os alunos se mostram desafiados e motivados. Utilize também esse primeiro contato para analisar se os objetivos do jogo atendem às necessidades do seu grupo, relativas às diferentes possibilidades de soma para obter o mesmo resultado.
Ao final tudo ocorreu bem, até melhor do que eu esperava para a atividade e todos os alunos também faziam as trocas nos trios. As falas mais emocionantes foram ao, alguns conseguirem fechar todos os números e ao final a classificação.
O jogo foi "feche a caixa" do site da Revista Nova Escola.
Objetivos para o professor - Este jogo virtual trabalha noções de cálculo mental, subtração, diferentes possibilidades de adição para obter o mesmo resultado e agrupamentos para adicionar mais de uma parcela.
Idade recomendada - A partir 2º. Ano do Ensino Fundamental.Organização da classe - É importante que você apresente o jogo aos alunos. Peça para que eles se organizem em pequenos grupos, para que, através do Data Show, você possa fazer uma apresentação. Após esse primeiro contato, organize os alunos em trios, nas máquinas.
Materiais necessários - Um computador por trio, lápis grafite, canetinha hidrocor, papel sulfite, papel craft.
Regras do jogo - A descrição e as regras estão inseridas no jogo virtual e é importante que você leia para os alunos, de modo que todos possam conhecer as etapas do jogo. Conte aos alunos que o jogo foi inventado pelos marinheiros normandos e levado a muitos países, para envolvê-los no contexto. Realize algumas jogadas coletivamente, aproveitando para observar se os alunos se mostram desafiados e motivados. Utilize também esse primeiro contato para analisar se os objetivos do jogo atendem às necessidades do seu grupo, relativas às diferentes possibilidades de soma para obter o mesmo resultado.
Ao final tudo ocorreu bem, até melhor do que eu esperava para a atividade e todos os alunos também faziam as trocas nos trios. As falas mais emocionantes foram ao, alguns conseguirem fechar todos os números e ao final a classificação.
2 comentários:
Ana Lucia diversas vezes nos sentimos assim, com tantos compromissos que parece que não daremos conta. Observo que essa é a realidade de muitos que estudam e trabalham.
Se fosses trabalhar esse jogo novamente com os alunos, o que farias diferente?
O que tem te chamado a atenção, que merece registro, das interdisciplinas do semestre?
Um abraço e uma ótima semana. Simone - Tutora sede
Já pensava nisso no momento que apresentava o jogo e no segundo encontro propor uma leitura compartilhada para retomar as regras no grupo. Em seguida, organizem em trios para jogar. Ao final do jogo, um registro individual e que apontem acontecimentos durante a rodada, anote as observações relevantes sobre como contam os pontos nos dados ou ainda, qual a estratégia usada para abaixar as casas, bem como os procedimentos pessoais.
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