Hoje na turma 43 (4ª série) tivemos a visita do Sr. Carlos do programa "Ficando a Par" sobre Sexualidade. O mais intrigante da palestra foi o comportamento dos alunos, que tem idade de 10 a 15 anos, alguns já sabiam nomes de partes íntimas de seu corpo. Entretanto, os meninos se mostraram mais a vontade em falar sobre esse assunto, pois já estão discutindo sobre os sistemas de reprodução masculino e feminino de maneira sútil.
Sob olhares atentos e envergonhados, a palestra do Sr.Carlos rendeu muito pano pra manga após sua apresentação devido a caixinha de perguntas que ele trazia consigo, ali foram depositadas perguntas variadas sobre as curiosidades dos alunos e de questões que teriam vergonha de perguntar frente a frente.
Isso me fez refletir sobre a prática pedagógica, onde muitas vezes nos remetemos a planos de aula julgados por nós interessantes, mas pecamos algumas vezes pelo fato de apenas nos preocuparmos com fazer o aluno entender. Esquecendo que por trás do entender ele deve "vivenciar", demonstrar seu aprender.
Um comentário:
Olá Ana Lucia!
É muito importante para os alunos conhecer, falar e tirar suas dúvidas sobre sexualidade. Deste continuidade a esse trabalho?
Um abraço, Simone - Tutora sede
Postar um comentário