Fases

Fases

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Conhecer novas palavras

Essa foi uma semana corrida, pois se estabeleceu que todos os alunos da escola participariam de uma oficina com objetivo de confeccionar o presente para as mães. Faltou organização e responsabilidade, mas já é passado.


As atividades propostas foram o jogo separe em sílabas e o jogo da forca. A maioria dos alunos através de comentários estabeleceu que os dois jogos estivessem ligados a uma maneira de aprender à escrita das palavras através de jogos.

Levantando as hipóteses dos alunos do primeiro ano que se divertiram com o jogo da forca, pois a preferiram por acertar a letra e descobrir palavras. As demais séries expuseram seus comentários relacionando o jogo a uma corrida. Estabeleceram propostas de conseguir descobrir a palavras de maneiras variadas para chegar ao resultado satisfatório.

Ao apresentar o jogo da semana os alunos creram na facilidade. Separar em sílabas ou a forca é simples, porém ao acessarem os jogos tiveram opiniões contrárias as primeiras e iniciaram um processo de descobertas. Primeiro a de criar estratégias para vencer o jogo da forca; segundo observar as palavras ao separar as sílabas, pois se errassem quando a mesma os retornasse acertariam.

Assim justificado pelas idéias de Wallon que afirma que para o aluno necessita da afetividade, do movimento, da inteligência e da formação pessoal; comprovado na questão que os jogos foram motivados e esperados como resultado gerar conflito nos alunos, o qual alcançou o objetivo ao serem conflitados na busca do resultado e levados a pensar em possíveis soluções para o problema apresentado. Além de serem motivados a testar suas hipóteses.

Para alguns o momento do Ambiente Informatizado era o local onde os jogos não induziam a pensar e criar estratégias de conquista eram jogos cíclicos. Atualmente jogos que necessitam da capacidade de raciocínio e novos pensamentos, não apenas repetir e sim construir soluções adequadas às fases do jogo.

Durante os jogos evidenciou-se que os alunos ainda tratam os jogos como competição, ao ponto que observavam seus pares ou colegas para verificar os resultados e estabelecer fatos competitivos através da pontuação.

Os comentários dos alunos são de que a cada semana os jogos estão referindo-se a conteúdos da sala de aula, mas de maneira mais divertida e proporcionando interação entre o grupo e autonomia na busca de respostas.

O eixo central entre todas as turmas é a autonomia e estimulo em desenvolver estratégias que os levem a criar situações para solucionar de melhor forma a atividade proposta. E o melhor da semana foi registrado em foto, alunas em alegria ao conseguir parabéns por chegarem ao final do jogo.


Um comentário:

mauranunes.com disse...

Atividade bem interessante Ana! E para ti, qual o significado desta atividade, repensando o que vens experenciando e estudando durante o curso? Bjs, Maura - tutora do SI