A semana foi movimentada, pois durante o período das turmas no AI ocorreu uma viagem virtual pelo Brasil e pelo Mundo através dos mapas. Com a utilização do Portal solicitei aos alunos que acessam o jogo "Quebra-cabeças com mapas", dentro do Laboratório Virtual - Ciências Humanas.
O episódio mais significativo desta semana foi ao acessarem o mapa do Brasil difícil, sem ajuda aparecia apenas o contorno, sem a divisão dos estados ou países. A significação foi a autonomia de colocarem as peças que fazem o contorno, assim encaixando as demais, estabelecendo relação com a montagem do mapa apresentada pela professora em sala de aula. Evidenciando que no computador parece ser melhor - legal, pois há uma experimentação de locais possíveis e sempre é mostrado o nome do estado/país quando colocado no local correto.
Entretanto nem tudo acontece como planejado, uma aluna da quarta série comentou:
- Esse jogo é muito chato.
Sentei junto a ela e questionei:
- Por quê?
- Ah, profe. Porque eu precisava ter jogado isso bem antes, fui horrível no exercício do mapa.
Comentei:
- Mas tu não deseja compreender melhor o mapa?
Sem muito entusiasmo, voltou ao jogo e demonstrou um processo de interesse.
Enquanto isso, a colega ao lado comenta:
- Né profe, precisa saber do mapa para entender o tempo?
- Como assim?
- Profe, a mulher do tempo mostra o mapa em pedaços como aparece aqui (na legenda) e olhando as cores sei que muda o lugar.
A maior descoberta foi que apesar de não ter muita noção sobre as regiões brasileiras, a aluna associou o mapa da tela ao mapa utilizado na divulgação do tempo no país e verificando que as cores representam as regiões do país. Apesar de alguns, de modo geral, ainda apresentarem dificuldade para perceber a diferença entre país e estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário