Fases

Fases

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Observando os alunos

Essa semana foi bem movimentada, pois decidi por fazer uma retomada das atividades propostas até o momento. Abri em cada computador da sala uma atividade já proposta, no período de estágio, e deixei os alunos livres para escolher.

 Foram 16 computadores com as seguintes atividades: criar e-mail, o ABC do Micro (explicações interativas sobre o teclado e mouse), feche a caixa (jogo matemático), jogo da forca, joga das sílabas, quebra cabeça de mapas, Let is flow (habilidade), vídeo de músicas, pintando una canción, os trabalhos sobre tecnologia - sem identificação e uma página Word aberta para registros.

 A participação dos alunos foi maravilhosa, observei a interação com os jogos e atividades de vídeo (suas produções) passaram por mais de um jogo e convidavam colegas para compartilhar da atividade. Entretanto, o computador com o Word recebeu durante a semana uma visita que deixou a seguinte frase: “As atividades são muito legais.” Alguns passavam pelo computador sem nada demonstrar, mas outros reafirmavam a colocação, dizendo: "É isso aí."

Aqui evidencio a minha maior preocupação em relação aos alunos, não querem ou não tem o que escrever? São estimulados a escrita? E partindo das questões deixo minha aprendizagem, não adianta querer que façam coisas óbvias se não estão sendo preparados para tal procedimento. Esse é um desafio a ser analisado em projeto no 2° Semestre.

Reafirmo as observações dos orientadores em visita, devemos resgatar o olhar significativo sobre os trabalhos e necessidades dos alunos. Não resolve ter a informação, se não saber o que fazer com ela.

Nenhum comentário: