Necessitava de alguém, uma tutora e um professor, que mudasse o modo de olhar e valorizar os pequenos conhecimentos dos alunos, diz-se muito de ser o profissional que acata a bagagem do aluno, que os conduz ao pensamento crítico e na verdade basta apenas valorizar seu trabalho e esquecer que podemos aprender com eles. E que aprendizado eles nos oferecem? Quais as trocas existem nessa relação? Que relações são estabelecidas na escola? Qual a qualidade dos conteúdos oferecidos?
Muitas perguntas poderiam ser geradas em função da escola, mas o melhor é descobrir que após algum tempo em caminho desconhecido, tem início um novo e verdadeiro método/metodologia de trabalho relacionado as minhas aulas.
Agora percebo que as realizações dos alunos por menores que sejam sempre tem algo a nos dizer, avaliar os pequenos gestos faz parte dessa avaliação diaria. Valorizar tudo, perguntar e transmitir aos colegas também faz parte da divisão de conhecimento e na sala de aula, isso é interessante. Fazer com que todos sintam que por menor ou nada a ver com os objetivos propostos, tudo é aprendizado para todos.
Em tempos atrás, nos eventos da escola, sempre estabelecia o melhor para apresentações; hoje percebo que muitas vezes o melhor não é realmente um complemento da aprendizagem. Aquele trabalho não limpo, aos nossos olhos, pode ser o trabalho com melhor visão do aluno.
Mas o bom de tudo, é que sofri mutações.
Agora percebo que as realizações dos alunos por menores que sejam sempre tem algo a nos dizer, avaliar os pequenos gestos faz parte dessa avaliação diaria. Valorizar tudo, perguntar e transmitir aos colegas também faz parte da divisão de conhecimento e na sala de aula, isso é interessante. Fazer com que todos sintam que por menor ou nada a ver com os objetivos propostos, tudo é aprendizado para todos.
Em tempos atrás, nos eventos da escola, sempre estabelecia o melhor para apresentações; hoje percebo que muitas vezes o melhor não é realmente um complemento da aprendizagem. Aquele trabalho não limpo, aos nossos olhos, pode ser o trabalho com melhor visão do aluno.
Mas o bom de tudo, é que sofri mutações.
Um comentário:
Que bom Ana! O importante é não perder o aluno de vista, e vê-lo como um parceiro no trabalho, um participante ativo em seu processo de aprendizagem e proporcionar atividades nesse sentido... escutá-lo verdadeiramente. Creio que as aprendizagens no pead podem contribuir significativamente para tal transformação. Bjs, Maura - tutora do SI
Postar um comentário