Conforme a semana foi passando minha conclusão ia me deixando cada vez pior, pois os alunos ainda não estão preparados para essa tal tecnologia.
Cheguei a essa conclusão devido a grande dificuldade que eles tem em realizar trabalhos ligados a pesquisa e principalmente após ler em "O ANALFABETISMO DIGITAL" de Bruno Pires Malaquias,artigo onde retrata a preocupação com o alfabetismo, ou seja, com as capacidades e usos efetivos da leitura e escrita nas diferentes esferas da vida social. A preocupação agora recai sobre se sabem usar o que aprendem de maneira adequada.
Nessa semana, em continuidade, pedi que elaborassem projetos baseados na tecnologia existente na escola; minha expectativa era tanta chegando a paralisar perante ao descaso de alguns alunos. Mas por outro lado, a preocupação de familiares que vinham saber o que realmente pedia aos alunos.
A grande pedida foi a utilização de programas e de aparelhos para captar as tecnologias existentes na escola pelos alunos, ao sairem da sala e buscar a imagem foi o grande diferencial, prinicipalmente pelos alunos do 4º ano.
A grande pedida foi a utilização de programas e de aparelhos para captar as tecnologias existentes na escola pelos alunos, ao sairem da sala e buscar a imagem foi o grande diferencial, prinicipalmente pelos alunos do 4º ano.
As ferramentas utilizadas nessa proposta foram texto (word), desenho (paint), som (mp3) e imagem (celular), além de comentários. Foram sorteadas entre as turmas as tarefas e desenvolvidas em grupos, no início da semana pareceu complicado, mas ao ver alunos trazendo textos de autoria sobre o tema trouxe uma sensação de alívio no sentido de que estava fazendo a coisa errada, punindo-os. Isso devido a grande dificuldade em fazê-los escrever, acreditam que escrever é para sala de aula tradicional, no Ambiente apenas devesse jogar.
Entretanto ao final da semana reconheci que já existe uma mudança em relação ao pensamento da internet estar ligada a jogos, assim como estão acostumados em casa ou na lan house.
Assim que nos tornamos professores, sem perceber, acreditamos que todos os nossos pensamentos fazem parte de nossos alunos. Passamos a acreditar que passam a fazer parte de nosso pensamento e nos decepcionamos quando algo não acontece como proposto. E após essa semana, acredito que me sinto melhor ao criar conflitos nos atores de sala de aula, eu e os alunos, ainda melhor ao dar um giro de 360º em minha cabeça.
Alguns trabalhos:

O que é tecnologia na escola?
A tecnologia é, de forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um tempo que inclui desde as ferramentas e processos simples tais, como a colher de madeira e a fermentação da uva, até a ferramenta e processo mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a estação especial internacional e a dessalinização da água do mar. freqüentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais da nossa sociedade, como o desemprego a poluição e outras muitas questões ecológicas, filosóficas e sociológicas. Alguns exemplos sobre tecnologia: TV de plasma, celular, internet, notebook, mp10 e muitas outras tecnologias.
Nomes: Renan, Gustavo, João , Emerson e Mario.
Turma: 41
Data: 17|06|2010
3 comentários:
Oi Ana, as atividades partiram do interesse e do contexto dos alunos? E a que conclusões chegastes nesse giro de 360º? Bjs, Maura - tutora do SI
Os alunos iniciaram com o pontapé a cerca das tecnologias e no amadurecer da ideia, pensei em colocá-los a pesquisar. Pesquisa que me fez concluir que apesar da escola ser um lugar relacionado diretamente a registros, eles querem mais que isso. Por isso, o registro de maneiras diferenciadas: texto, desenho, imagem e som. Pena que não consigo colocar no blog(estou buscando alternativas).
Esse anônimo, sou eu.
Postar um comentário