Neste segundo eixo tive algumas dificuldades relativas ao blog, pois meu blog não aceitava novas postagens, mas ainda sobrevive. Então necessitei criar um novo blog, que tortura, mas aprendi a ter maior paciência frente as tecnologias, mesmo ainda tendo o sentimento de que jogando o computador pela janela tudo seria melhor, que pensamento, hein?
No eixo II foram trabalhadas as interdisciplinas de:
- Desenvolvivimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia I, onde as atividades foram apresentadas sob a forma de uma trilha. Onde algumas atividades estavam casadas a Fundamentos da Alfabetização I que trouxe esclarecimentos e estudos sobre FREUD e a educação, com destaque para os conceitos EGO(reprimir desejos inadequados), ID(reservatório de pulsões) e SUPEREGO(adequação a normas). Nesse casamento, também, questões relacionadas a alfabetização e letramento que foi de grande utilidade devido ao trabalho com o primeiro ano. Além de uma testagem com uma criança de 4 anos, na qual apresentou garatujas para suas respostas e acreditava saber ler, entretanto ao final me afirmou que se fosse desenhar seria bem melhor.
- Já em Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica aprendi sobre a infância, aqui aprendi pois considerava saber muito sobre o tema e na real pouco sabia, após assistir ao filme "A invenção da Infância" e comentar sobre o trabalho Infantil que ainda acontece para poucos alunos da escola e sobre a liberdade e democracia como aspecto básico na criação das crianças, que me oponho pelo fato de que liberdade sem assintência para os pequenos em alguns momentos não é adequado. As idéias de grandes pensadores, a Maquinária Escolar, o Manifesto dos Pioneiros da escola Nova e uma bela cronologia sobre a Educação nos Períodos: Brasil Colônia, Império e República.
- E fundamental, o Seminário Integrador II que nos trouxe um novo mail, com a criação de conta no GMAIL, a apresentação de um novo entrave, na época, o wiki e para ajudar usá-lo com atalhos nunca pensados. A iniciação aos trabalhos em grupo e as postagens em grupos indicados e realização de comentários, apresentação do ROODA e os trabalhos no wiki de apresentação da escola, sala de aula, realização de gráficos e tabelas baseados em pesquisas com os alunos e pais; uma das atividades mais movimentadas e de participação de todos(eu, alunos e pais). E assim como as coisas nos são apresentadas, ou quando apreciamos algo, esse se torna mais percebido, ou seja, nunca havia pensado em Blog e após ser apresentada a ele até reportagem chegou aos meus olhos - como mostra o link: matéria sobre blog
Um comentário:
Oi Ana Lucia!
Tudo bem?
Falaste na utilização dos blogs e em diferentes acontecimentos destes primeiros semstres de curso. O que eles influenciaram e/ou mudaram tua visão enquanto educadora en também como aluna acadêmica?
Disseste que ao conhecer coisas novas, passou a ter outros focos de interesse. O que isto agregou para ti?
Continuamos nos falando,
Abraços,
Vanessa
Postar um comentário