Fases

Fases

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

EIXO II - Ainda fora das movimentações

Neste segundo eixo tive algumas dificuldades relativas ao blog, pois meu blog não aceitava novas postagens, mas ainda sobrevive. Então necessitei criar um novo blog, que tortura, mas aprendi a ter maior paciência frente as tecnologias, mesmo ainda tendo o sentimento de que jogando o computador pela janela tudo seria melhor, que pensamento, hein?
No eixo II foram trabalhadas as interdisciplinas de:
  • Desenvolvivimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia I, onde as atividades foram apresentadas sob a forma de uma trilha. Onde algumas atividades estavam casadas a Fundamentos da Alfabetização I que trouxe esclarecimentos e estudos sobre FREUD e a educação, com destaque para os conceitos EGO(reprimir desejos inadequados), ID(reservatório de pulsões) e SUPEREGO(adequação a normas). Nesse casamento, também, questões relacionadas a alfabetização e letramento que foi de grande utilidade devido ao trabalho com o primeiro ano. Além de uma testagem com uma criança de 4 anos, na qual apresentou garatujas para suas respostas e acreditava saber ler, entretanto ao final me afirmou que se fosse desenhar seria bem melhor.
  • Já em Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica aprendi sobre a infância, aqui aprendi pois considerava saber muito sobre o tema e na real pouco sabia, após assistir ao filme "A invenção da Infância" e comentar sobre o trabalho Infantil que ainda acontece para poucos alunos da escola e sobre a liberdade e democracia como aspecto básico na criação das crianças, que me oponho pelo fato de que liberdade sem assintência para os pequenos em alguns momentos não é adequado. As idéias de grandes pensadores, a Maquinária Escolar, o Manifesto dos Pioneiros da escola Nova e uma bela cronologia sobre a Educação nos Períodos: Brasil Colônia, Império e República.
  • E  fundamental, o Seminário Integrador II que nos trouxe um novo mail, com a criação de conta no GMAIL, a apresentação de um novo entrave, na época, o wiki e para ajudar usá-lo com atalhos nunca pensados. A iniciação aos trabalhos em grupo e as postagens em grupos indicados e realização de comentários, apresentação do ROODA e os trabalhos no wiki de apresentação da escola, sala de aula, realização de gráficos e tabelas baseados em pesquisas com os alunos e pais; uma das atividades mais movimentadas e de participação de todos(eu, alunos e pais). E assim como as coisas nos são apresentadas, ou quando apreciamos algo, esse se torna mais percebido, ou seja, nunca havia pensado em Blog e após ser apresentada a ele até reportagem chegou aos meus olhos - como mostra o link: matéria sobre blog

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Ana Lucia!
Tudo bem?
Falaste na utilização dos blogs e em diferentes acontecimentos destes primeiros semstres de curso. O que eles influenciaram e/ou mudaram tua visão enquanto educadora en também como aluna acadêmica?
Disseste que ao conhecer coisas novas, passou a ter outros focos de interesse. O que isto agregou para ti?

Continuamos nos falando,
Abraços,
Vanessa