Fases

Fases

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

As ciências, frutificaram...

... e o conhecimento também.


  • Neste IV Semestre as ciências fizeram parte da nossa vida com atividades bem criativas e de excelentes materiais a serem utilizados.
  1. A grande sacada foi realmente as atividades das sombras produzidas na interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências; onde os alunos foram divididos em grupos e com cartões de modelagens diferentes, centralizamos todos ao sol e ali eles tinham de realizar desenhos envolvendo as figuras(cartões) que tinham em mãos. Aqui muitos tiveram dúvidas, mas a maioria atentou para os movimentos do sol.Uma maneira bem legal de conceituar um fato abstrato para os pequenos (pré-escola).
  2. Outra sensação foi a interdisciplina de Estudos Sociais que trouxe atividades interessantes e de causar impacto e fazer pensar. A mais envolvente segundo os alunos, na época foi a conceituação de tempo e espaço; pois esses conteúdos são abstratos e a maneira sugerida de trabalho foi de grande importância para o aprender dos alunos. Nessa envolvi meus ex-alunos, pois necessitava do desenho da sala de aula; atividade relizada com desconfiança por alguns. Também pude constatar através dessa atividade que algumas habilidades mesmo que trabalhadas não são identificadas no processo devido ao conceituar os temas tempo e espaço.
  3. No Seminário Integrador deste semestre tive alguns problemas, pois analisar o pbwiki de um colega não foi nada fácil. Abrir uma discussão sobre assuntos no wiki do polo foi mais fácil, porém muito devastador. Entretanto, a aplicação do PIE foi a maior sensação e aprendizado do semestre que trago para minha vida, a primeira vista "a coisa" foi difícil, decidir um plano, buscar resposta e por em prática que temor. Porém com a busca trouxe um grande aprendizado e a satisfação em trabalhar com algo que me envolve e não sabia como usar: " edição de imagens".
  4. Agora, a interdisciplina de matemática me trouxe algumas relações de desespero. Sempre tive dificuldade com a matemática e nesse momento acredito que tentei superar, mas não consegui com 100% de recuperação. Porém as atividades propostas foram de grande valia para trabalhar com meus alunos da época, fiz todas as variações, mas creio que já estabeleci um temor a matemática e sempre passei para meus alunos buscando relações com o cotidiano escolar.
Apesar de tudo, relembrar o semestre foi um momento de rever e entender melhor as propostas.

Nenhum comentário: