Parte I
A semana prometia muita discussão ou nenhuma, tudo dependeria da atuação dos alunos e do encaminhamento da proposta.
A participação na debate sobre tecnologia trouxe muitas descobertas considerando as expectativas da estagiaria quanto ao entendimento dos alunos. Primeiro os questionei sobre suas idéias e a palavra tecnologia, muito foi falado e demonstrado conhecimento do assunto. E observando tabela, pode-se verificar que ao falar em tecnologia a primeira menção está relacionada a evolução.
As ideias relacionadas:
Luz - energia | Avanço |
Carro | Atrativo |
Nebulizador | Novo designer |
O que traz informação | Ajuda |
Comunicação | Invento do homem |
Saber as coisas | Lógica |
Inteligência, imagem | Saúde |
Tornar o mundo mais fácil | Demonstração de poder |
O melhor foi o espanto dos alunos ao relatarem sobre tecnologia sendo a fonte de luz, alguns diziam que isso era uma inverdade. Depois de suas resoluções, questionei sobre a origem da luz e ninguém sabia. Chegaram até a falar que não serviria como tecnologia evitandoa necessidade de explicação, assim que relatei o procedimento de geração da energia elétrica todos ficaram abismados. Tinham a idéia fixa de que a luz vem da CEEE pelos fios.
Também assistimos a trechos de filme - Avatar (4º Ano e 4ª série), Garfield (2º Ano e 3º Ano) e Lissi (L1º Ano) - para apreciação das tecnologias envolvidas no filme. Trazendo, devido ao tempo a exploração de tecnologias nos ambientes e principalmente na escola, oportunizando trabalho a ser realizado na próxima semana.
Espera que na proposta de trabalho para a próxima semana tenha uma melhor compreensão a cerca do objetivo.
Um comentário:
OI Ana! E que tipo de reflexão os filmes proporcinaram aos alunos? Qual o objetivo da integração das atividades (foi feita uma associação nesse sentido?)?Bjs, Maura - tutora do SI
Postar um comentário